fotune tiger

jogo de ganha dinheiro Risco de queda de asteroide 2024 YR4 na Terra é o mais alto já registrado
sua posição:fotune tiger > furtune tiger777 > jogo de ganha dinheiro Risco de queda de asteroide 2024 YR4 na Terra é o mais alto já registrado
jogo de ganha dinheiro Risco de queda de asteroide 2024 YR4 na Terra é o mais alto já registrado
data de lançamento:2025-03-08 11:18    tempo visitado:63

Astrônomos disseram nesta terça-feira (18) que o risco de o asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em dezembro de 2032 subiu para 3jogo de ganha dinheiro,1%. O dado é o mais alto já registrado para uma rocha espacial.

A ameaça supera a que um dia representou Apophis, um asteroide muito maior —335 metros de diâmetro— descoberto em 2004. O risco de este último cair na Terra em 2029 chegou a 2,7% nos cálculos iniciais. Contudo, mais tarde essa probabilidade caiu para zero.

Embora o 2024 YR4 seja muito menor que Apophis, ele ainda seria capaz de causar uma tremenda devastação. Muito depende de onde o objeto entraria na atmosfera da Terra.

ilustração de asteroide Ilustração de asteroide - European Space Agency/The New York Times

O 2024 YR4 não chegaria perto de dizimar um país, porém poderia deixar cicatrizes ou demolir uma cidade com um impacto direto. A possível trajetória do objeto tem tanto pontos no oceano quanto alguns pontos próximos de grandes cidades como Bogotá, na Colômbia, Lagos, na Nigéria, e Mumbai, na Índia.

fortune tiger

A energia cinética de um asteroide é um indicador de quão destrutivo seria seu impacto. E, como os asteroides geralmente se movem à mesma velocidade —cerca de 60 mil km/h—, a variável chave é sua massa.

fortune tigre

Por enquanto, os astrônomos dispõem somente de estimativas para a massa do 2024 YR4. "Não sabemos quão denso ou poroso ele é, então sua massa, e portanto a energia que liberaria se atingisse a superfície da Terra ou explodisse na atmosfera, é incerta", disse o físico Mark Boslough, do Laboratório Nacional de Los Alamos.

Em todos os casos, no entanto, quanto maior for, pior será, nas palavras de Gareth Collins, especialista em impacto de asteroides no Imperial College London.

Pequenos aumentos de tamanho se traduzem em saltos gigantescos no potencial destrutivo. A regra geral é que, se o raio de um asteroide dobrar, ele terá oito vezes mais energia cinética. Com isso, um asteroide com cem metros de diâmetro causará muito mais danos do que um de 40 metros.

A composição também é importante. Um asteroide feito principalmente de ferro, por exemplo, mergulharia mais profundamente na atmosfera e causaria um impacto mais prejudicial ao planeta. O 2024 YR4 tem estatisticamente mais chances de ser um asteroide de pedra, que é mais propenso a se fragmentar em pedaços menores conforme é aquecido durante sua descida atmosférica.

Mas mesmo a explosão de um objeto desse pode ser extremamente feroz.

Se o 2024 YR4 for rochoso e estiver no menor extremo das estimativas (40 metros), as chances de uma explosão no ar são altas, de acordo com Kathryn Kumamoto, chefe do programa de defesa planetária no Lawrence Livermore National Laboratory.

"O principal ponto de comparação que temos para um impacto de asteroide rochoso dessa magnitude é Tunguska", disse Kumamoto.

O evento de Tunguska de 1908 envolveu um asteroide —com tamanho semelhante ao do 2024 YR4-- que explodiu acima de uma região pouco povoada da Sibéria. O meteoro gerou uma onda de choque de aproximadamente 12 megatons, semelhante à de uma arma nuclear, e destruiu uma área de floresta pouco maior que o tamanho da cidade de São Paulo.

Uma rocha maior explodindo acima do oceano aberto, ou mesmo mais perto da costa, não seria particularmente preocupante. "Seria improvável causar um tsunami significativo", afirmou Lorien Wheeler, especialista no Asteroid Threat Assessment Project no Ames Research Center da Nasa, na Califórnia.

Já uma explosão acima de uma cidade traria mais riscos para humanos. Janelas explodiriam, produzindo sprays de vidro como tiros de espingarda, e os danos aos prédios seriam generalizados. Algumas lesões poderiam ser fatais.

O ângulo em que o asteroide entra na atmosfera também faz diferença. Se ele entrar em linha reta, pode chegar mais perto do solo antes de explodir e potencialmente causar mais destruição. A entrada em um ângulo mais gradual pode resultar em uma explosão a uma altitude muito mais alta.

fortune tiger

Se o 2024 YR4 tiver cem metros de comprimento, seu impacto "poderia causar danos mais severos", afirmou Michael Aftosmis, especialista do Projeto de Avaliação de Ameaças de Asteroides.

"Um asteroide desse tipo 'tem mais chances de atravessar a atmosfera, especialmente se tivermos azar e o ângulo de entrada for íngreme', disse Kumamoto. "Uma parte poderia chegar à superfície da Terra relativamente intacta."

Um impacto num ponto remoto do oceano representaria muito menos risco, acrescentou Kumamoto --geraria ondas altas que rapidamente diminuiriam antes de chegar à terra. Uma queda ao lado de uma costa, no entanto, poderia resultar num tsunami capaz de inundar a terra próxima.

Caso essa versão maior do 2024 YR4 atinja o solo firme, poderia formar uma cratera talvez com 500 metros de diâmetro.

"O asteroide criaria uma explosão enorme", disse Boslough. E a onda de choque seria surpreendentemente poderosa. Edifícios de vários andares ao redor da cratera se curvariam, pontes se dobrariam, e carros, árvores e pessoas seriam lançados em todas as direções.

Boslough também citou o potencial de um "jato quente de vapor de asteroide que desceria até a superfície e incineraria tudo". Pessoas próximas ao epicentro muito provavelmente morreriam, ele disse. E pessoas a dezenas de quilômetros de distância ainda seriam atingidas por uma onda de choque trovejante e expansiva.

Os especialistas disseram que ainda é improvável que o 2024 YR4 atinja a Terra em 2032. Mas esse grupo de possíveis efeitos de um impacto é precisamente por que os defensores planetários estão levando esse asteroide a sério.

dê um conteúdo

benefício do assinante

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante

Fortune Tiger 777

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA Copiar link Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Astronomia Colômbia Índia nigéria sua assinatura pode valer ainda mais sua assinatura vale muito ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/02/risco-de-queda-de-asteroide-2024-yr4-na-terra-e-o-mais-alto-ja-registrado.shtml Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email notícias da folha no seu email Relacionadas Telescópio Webb observa violência ao redor do buraco negro no centro da Via Láctea Potencial colisão de asteroide põe à prova protocolos de defesa planetária Como a Rússia lançou espelho gigante no espaço para 039;iluminar a Sibéria durante os meses escuros de inverno039; Veja também Surfista Ítalo Ferreira durante eclipse solar em praia entre as cidades de Natal e Baía Formosa, no Rio Grande do Norte - (Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool) astros Compartilhar astros: Leia as últimas notícias sobre astronomia, eclipses solares e lunares Ícone fechar Leia as últimas notícias sobre astronomia, eclipses solares e lunares ruf Compartilhar ruf: Saiba quais são as melhores universidades do Brasil no Ranking Universitário Folha 2023 Ícone fechar Saiba quais são as melhores universidades do Brasil no Ranking Universitário Folha 2023 Mais lidas em Ciência Ver todas Deutsche Welle Quem foi o brasileiro que fez a igreja perdoar Galileu Galilei astronomia Telescópio Webb observa violência ao redor do buraco negro no centro da Via Láctea Deutsche Welle Norte do Iraque está afundando, revela estudo The New York Times Químico tenta salvar lagarto venenoso de espécie que tornou Ozempic possível The New York Times Risco de queda de asteroide 2024 YR4 na Terra é o mais alto já registrado últimas notícias PGR turbina acusação contra Bolsonaro com conclusões que nem mesmo a PF bancou ministério público Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PGR turbina acusação contra Bolsonaro com conclusões que nem mesmo a PF bancou

Investigação mostra clara articulação golpista no final de 2022, mas alguns pontos seguem com frágil comprovação

19.fev.2025 às 23h00 039;CasaFolha inicia meu projeto de dar aulas039;, diz ex-jogador Raí, que estreia na plataforma CasaFolha Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

039;CasaFolha inicia meu projeto de dar aulas039;, diz ex-jogador Raí, que estreia na plataforma

Ex-capitão da seleção brasileira comanda curso exclusivo sobre a mentalidade de atleta

jogo de aposta do tigre 19.fev.2025 às 23h00 furtune tiger777 Bolsonaro insiste em 2026 e aposta em pressão de rua e internacional após denúncia da PGR ataque à democracia Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Penalty Shooters 2 Bolsonaro insiste em 2026 e aposta em pressão de rua e internacional após denúncia da PGR

Ex-presidente diz a aliados que não há nada a fazer em caso de prisão e atua para manter capital político enquanto STF tenta evitar contaminação de 2026

19.fev.2025 às 23h00

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Modal 500

OK Folha de S.Paulo Assine Topo folha de s.paulo Sobre a Folha Política de Privacidade Expediente Acervo Folha Princípios Editoriais Manual de conduta Seminários Folha Clube Folha Clube Folha Gourmet Séries Folha Coleções Folha Trabalhe na Folha Treinamento Circulação Verificada Fale com a Folha Anuncie (Publicidade Folha) Atendimento ao Assinante Erramos Fale com a Folha Ombudsman Painel do Leitor editorias Política Economia Cotidiano Educação Mundo Esporte Ilustrada Ilustríssima Comida F5 Podcasts Folhinha Folhateen Saúde Equilíbrio Ciência Ambiente Turismo Guia Folha Fotografia TV Folha Empreendedorismo opinião Opinião Colunas e Blogs Quadrinhos Charges Cartunistas mais seções Brasília Hoje Todas Dias Melhores Folha Social+ Seminários Folha Folha en Español Folha In English Folhainvest Folhaleaks Folha Mapas Folha Tópicos Folha Transparência Últimas notícias Versão Impressa Mapa do site serviços Aeroportos Folha Informações Guia de Benefícios Horóscopo Loterias Mortes Tempo outros canais Datafolha Estúdio Folha Publicidade Legal Folhapress Folha Eventos Top of Mind CANAIS DA FOLHA Fale com a Redação Mapa do site Atendimento ao Assinante Ombudsman Política de Privacidade Princípios editoriais e conduta Circulação Verificada newsletter A Folha integra o

O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48

NEWSLETTER Ícone alerta Por favorjogo de ganha dinheiro, selecione uma das opções abaixo. Quais newsletters você gostaria de assinar? Brasília Hoje IE | Relacionamentos Tapete vermelho Maratonar Mova-se Planeta em Transe Todas Tudo + um pouco FolhaJus IE | Como criar hábitos Energia Limpa Cuide-se Folha Carreiras Painel Tudo a Ler Mônica Bergamo Notícias do dia Painel S.A. China, terra do meio Combo Folha Mercado Colunas e Blogs Dicas do Editor Para Curtir SP Lá Fora FolhaMed News from Brazil Noticias de Brasil exclusivo para assinantes Você também gostaria de: Receber informações sobre produtos e serviços da Folha de S. Paulo Receber ofertas de parceiros da Folha de S. Paulo Cancelar Confirmar

Cadastro realizado com sucesso!

Ok

Por favor, tente mais tarde!

Jogue Jogos Online no ZA9BET Agora. O Melhor Site para Jogar Jogos Online Grátis! Uma Seleção Especial de Jogos Online dos Melhores Desenvolvedores do Mundo. Para Jogar de Graça. Jogue em Qualquer Lugar. Ok