O colesterol é comumente conhecido por ser prejudicial à saúde, mas, em equilíbrio, desempenha funções importantes no corpo humanojogos caça níquel, como a produção de hormônios, vitaminas e até mesmo a formação de células cerebrais. Um novo estudo publicado pela revista científica NEJM Evidence, do grupo do New England Journal of Medicine, se propôs a examinar se manter os níveis do colesterol LDL, o chamado colesterol "ruim", a níveis muito baixos poderia afetar a cognição. A resposta é não.
![fortune tiger](/images/00200.jpg)
![A imagem mostra a fachada do Hospital Moinhos de Vento, com uma estrutura moderna e coberta por um teto de vidro. À frente, há um letreiro com o nome do hospital em destaque. O ambiente é cercado por vegetação, incluindo arbustos e grama, e há uma escada que leva à entrada principal. O céu está claro e a iluminação natural é abundante.](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/15/17369594816787e5f9b05bd_1736959481_3x2_md.jpg)
A pesquisa foi liderada por André Zimerman, chefe da unidade de ensaios clínicos do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), e faz parte de um estudo global de duas etapas coordenado por uma equipe de cardiologistas da Universidade de Harvard.
Participaram pacientes de alto risco, com doenças cardiovasculares e com o LDL acima de 70mg/dl, considerado alto, em centros de pesquisa da América do Norte e Europa. Os pesquisadores combinaram a estatina, uma das drogas mais estudadas na humanidade, e o evolocumabe para baixar o nível desse colesterol em torno de 30mg/dl.
ZA9BET™ Blackjack | Jogue AgoraO médico brasileiro diz que a associação entre os dois medicamentos permitiu averiguar se níveis tão baixos do colesterol trariam um risco cognitivo para os pacientes. "Os benefícios já estão muito claros e estabelecidos. A grande questão do estudo foi mostrar uma segurança de longo prazo".
A etapa inicial durou dois anos e selecionou aleatoriamente os participantes que receberiam evolocumabe ou placebo. Os pacientes já faziam e mantiveram o uso controlado de estatina. No segundo período, de cinco anos, todos os pacientes remanescentes receberam evolocumabe, devido a eficácia já comprovada da medicação, que reduziu de 15 a 20% o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
jogo do tigreControlar os níveis de colesterol LDL no sangue reduz o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC), diminuindo a morte cardiovascular. "A principal causa de morte no Brasil e no mundo", diz Zimerman.
O médico afirma que, em pessoas de alto risco, a recomendação do nível de LDL foi diminuindo com o tempo. "Antes era abaixo de 130mg/dl, passou para 100jogos caça níquel, depois 70, e hoje recomenda deixar abaixo de 55."