Confrontos sangrentos entre guerrilheiros colombianos chegaram ao quinto dia nesta segunda-feira (20), na fronteira com a Venezuelartp fortune tiger, deixando pelo menos 100 mortos e 11 mil deslocados. Centenas de pessoas fugiram para o país vizinho, em meio a operações militares para conter as guerrilhas.
fortune tiger"Temos um resultado muito triste: mais de 80 pessoas mortas, mais de 20 feridas", disse William Villamizar, governador do departamento de Santander, no norte do país, no domingo (19).
Apostas Online ConfiáveisNesta segunda-feira (20), o Ministério da Defesa informou a morte de mais 20 pessoas na região colombiana do Guaviare em confrontos entre duas facções inimigas das dissidências das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
![Imagem mostra pessoas atravessando pequena ponte de madeira pertences nas mãos](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/20/1737355189678defb5af508_1737355189_3x2_md.jpg)
Cerca de 11 mil pessoas fugiram das suas terras na região nordeste do Catatumbo devido a confrontos entre rebeldes do ELN (Exército de Libertação Nacional) e dissidentes das FARC que se recusaram a assinar a paz em 2016.
Multiplique sua banca — Agora é a sua vez de aproveitar. Saques diários ilimitados. Acesse e se divirta. Vem com tudo ganhar na ZA9BET. Depósitos a partir de 1 real. Faça seu cadastro. As Melhores Odds.![fortune tiger](/images/00114.jpg)
"Estamos perante uma das maiores e mais graves crises humanitárias que Catatumbo já enfrentou, se não for a maior. Em apenas quatro dias, são reportados pelo menos 11 mil deslocados e poderão ser muitos mais", informou Iris Marín, chefe da Defensoria Pública, em vídeo divulgado pelo X.
jogo do bicho da federal de ontem à noite"Há ataques indistintos a combatentes e civis acusados de colaborar com um grupo ou outro", acrescentou. Anteriormente, Villamizar havia estimado o número de deslocados em 5 mil. Na última sexta-feira (17), o presidente Gustavo Petro, anunciou a suspensão das negociações de paz com ELN.
![Imagem mostra militares trajados com roupas camufladas em primeiro plano e, ao fundo, uma multidão de pessoas sentadas na arquibancada de um estádio](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/20/1737355355678df05ba9d45_1737355355_3x2_md.jpg)
Em Catatumbo, região montanhosa assolada pelo cultivo de drogas, ocorreram cerca de cinco combates, mas "o resto foram ações de pistoleiros" dos rebeldes do ELN, que vão "com uma lista na mão" à procura de quem querem matar, explicou ao comandante do Exército, general Luis Emilio Cardozo, à imprensa. Aterrorizados com a violência, centenas de colombianos e venezuelanos, mal carregando as mochilas e com bebés nos braços, fugiram em barcaças improvisadas para a Venezuela, onde o governo ativou uma "operação especial" para ajudar os deslocados em dois municípios fronteiriços.
A venezuelana Anyeeris Manzano, 20, atravessou no domingo a fronteira com o rio Tarra para regressar ao seu paísrtp fortune tiger, de onde fugiu há seis anos devido à crise econômica e social. "Temo que haja um confronto", disse a jovem à AFP. "É triste ter que fugir por causa das guerras", acrescentou.